Logo Câmara Municipal Braganey
phone (45) 3245-1040
A Câmara Municipal tem função legislativa, de fiscalização financeira, orçamentária e patrimonial, de controle externo do Executivo, de julgamento político-administrativo, este de acordo com a legislação pertinente, de organização e administração dos seus assuntos internos e de gestão dos assuntos de sua economia interna.

A Cidade

No início era apenas um pequeno povoado localizado no interior do município de Corbélia e que recebeu a denominação de Rio Tigre por está situado próximo a um rio do mesmo nome. Em 1977, já com a denominação de Braganey, o povoado foi elevado à condição de distrito administrativo no município de Corbélia. Pela resolução nº 75, de 3 de dezembro de 1981, foi autorizada a realização de um plebiscito na área do distrito, com intuito de consultar a sua população a respeito da conveniência ou não da elevação do mesmo á condição de município autônomo. O plebiscito foi realizado tendo os habitantes opinado pela criação do município de Braganey. Assim, atendendo aos anseios de seus habitantes, em 1982, Braganey passou à categoria de município, desmembrado de Corbélia. O nome do município é uma homenagem ao ex-governador do estado do Paraná, Ney Aminthas de Barro Braga e resulta da junção de sobrenome Braga ao prenome Ney, em virtude de a legislação vigente desaconselhar o uso de nome de pessoas viva em logradouro ou localidade. Gentílico: braganense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Braganey, pela lei estadual nº 6918, de 02-09-1977, subordinado ao município de Corbélia. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Braganey, figura no município de Corbélia. Elevado à categoria de município com a denominação de Braganey, pela lei estadual nº 01, de 03-05-1982, desmembrado de Corbélia. Sede no atual distrito de Braganey. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Whoops, looks like something went wrong.